Ciberdebates: A economia da atenção

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Você já parou para pensar no que fazem as redes sociais em geral serem tão influentes? Terem tantos usuários e os mesmo serem “dependentes” desses meios? Esses meios enriquecem não somente pela quantidade de usuários e sim pelos acessos diários, pela atenção que eles tomam, visto que existem pessoas que passam dias conectados e interagindo com a mídia.

Segundo o economista, Herbert Simon, o primeiro a descrever a “economia da atenção”,  a riqueza de informação cria pobreza de atenção, e com ela existe a necessidade de alocar a atenção de maneira eficiente em meio à abundância de fontes de informação disponíveis.

Atualmente, os meios digitais tomara de conta da maior parte da população, as notícias são comunicadas de forma instantânea, e muitas pessoas hoje, ganham dinheiro por meio dessas plataformas.

Diferente do que acontece em outros meios de comunicação, como impressa, televisão e rádio, na web o receptor deixa de ser passivo e passa a interagir e produzir conteúdos próprios, de forma instantânea, retendo a atenção dos outros internautas. Nos dias atuais, a atenção torna a informação valiosa, afinal, não faz sentido a existência de conteúdo sem público para absorve-lo.

Por exemplo, uma hora de trabalho altamente focado pode ser superior a um dia inteiro de distração e sem foco no trabalho. No futuro, “gastar a atenção da companhia” (por enviar emails sem sentido ou outras bobagens) pode ser mais adequando que “gastar o tempo da companhia”. A economia da atenção funciona assim. Atualmente, reter a atenção pode te fazer ganhar muito, economicamente falando.

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